FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

As pilhas e baterias podem causar significativa contaminação do meio ambiente por conterem em sua composição inúmeras substâncias químicas, como metais pesados. De acordo com a NBR 10.004, as pilhas e baterias apresentam características de corrosividade, reatividade e toxicidade. Essas informações levantadas pelo Programa Poli Recicla, que realiza a gestão de resíduos na Escola Politécnica da USP, demonstram a importância do recolhimento deste tipo de material, e o seu correto descarte.

Criado em 2006, o programa tem por missão incorporar a gestão sustentável dos resíduos gerados ao sistema de gestão da Escola Politécnica, além de estimular a comunidade a participar deste processo, e a partir deste ano é gerido pela bióloga e especialista em gestão de tecnologia ambiental e de resíduos sólidos, Camila Marinho.

Ela explica que, em atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), os fabricantes e importadores de pilhas e baterias uniram esforços visando atender a Resolução CONAMA 401/2008, responsabilizando-se pelo pós-consumo desse material. “Nesse sentido, foi concebido o Programa ABINEE Recebe Pilhas, que realiza a coleta na Prefeitura do Campus USP da Capital (PUSP-C) de pilhas e baterias gratuitamente”.

Ao longo de 2016 e parte de 2017, a comunidade politécnica, composta por alunos, professores e funcionários da Poli-USP arrecadou 550 kg de pilhas e baterias, que receberam o correto descarte por meio do Programa ABINEE.

Outras informações e dúvidas sobre o descarte de materiais, entre em contato pelo e-mail poli.usp.recicla.poli@usp.br“>poli.usp.recicla.poli@usp.br, ou pelo telefone (11) 3091-5517. 

Print Friendly, PDF & Email