A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo lamenta informar o falecimento do professor emérito Luiz de Queiroz Orsini na última sexta-feira, dia 20 de janeiro de 2018. Docente da centenária unidade desde sua formação, em 1946, ele obteve seu doutorado pela Universidade de Paris-Sorbonne em 1949.

Um perfil de Luiz de Queiroz Orsini pode ser acessado no link.

Veja abaixo nota de falecimento da Diretoria, assinada pelo prof. José Roberto Castilho Piqueira, diretor da Poli-USP, e pelo prof. Flavio Almeida de Magalhães Cipparrone, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola.

É com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento de nosso amigo e colega, o Professor Emérito  (10/9/1922 – 20/1/2018).

Luiz de Queiroz Orsini formou-se Engenheiro Mecânico-Eletricista pela Escola Politécnica da USP em 1949. Obteve seu doutorado pela Universidade de Paris-Sorbonne em 1949. Tornou-se Livre Docente em 1954, Catedrático em 1957 e Professor Emérito em 1998, pela EPUSP. Foi Life Fellow do IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, EUA).

Seu trabalho foi fundamental para o desenvolvimento da Engenharia Elétrica no País. Organizou o Departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP segundo uma visão moderna e abrangente e foi um dos principais responsáveis pela introdução da moderna Teoria de Circuitos Elétricos no país.  Elaborou extenso material didático em sua área e foi pioneiro no país, na utilização dos computadores no ensino de engenharia.

Em sua carreira, dedicou-se principalmente ao ensino superior (graduação e pós-graduação) até o ano de 2007. Contribuiu na formação de muitos jovens professores e de mais de 5000 estudantes, dentre eles, muitos engenheiros que lideraram os principais projetos na área de Engenharia Elétrica/Eletrônica no Brasil. Além de atuar no Instituto de Física e na Escola Politécnica da USP, foi também professor da Escola de Engenharia Mauá e da FEI.

É autor de diversos livros didáticos, entre eles, Introdução aos Sistemas Dinâmicos; Curso de Circuitos Elétrico , e Simulação Computacional de Circuitos Elétricos.

Sua página na Wikipedia éhttps://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_de_Queiroz_Orsini

Descanse em paz, Mestre