FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) receberá, no dia 14 de junho, quinta-feira, das 14h30 às 16h30, uma palestra com o pesquisador português Luis Ribeiro e Sousa, que foi professor Catedrático da Universidade do Porto, e hoje trabalha na Universidade de Mineração e Tecnologia da China, no Laboratório de Engenharia Subterrânea Profunda.

A palestra é gratuita e terá como tema “Ensaios dinâmicos para uma pregagem com resistência constante e grande deformação. Aplicação a explorações mineiras subterrâneas”. O evento está sendo realizado pelo Comitê Brasileiro de Mecânica de Rochas (CBMR) em parceria com o Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Poli-USP, e será realizado no auditório do departamento. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail cbmr@abms.com.br.

Serviço

Palestra com Luis Ribeiro e Sousa sobre “Ensaios dinâmicos para uma pregagem com resistência constante e grande deformação. Aplicação a explorações mineiras subterrâneas”.

Data e horário: 14 de junho, quinta-feira, das 14h30 às 16h30.

Local: Avenida Prof. Mello Moraes, nº 2.373, Cidade Universitária. São Paulo, SP.

Inscrições e outras informações pelo e-mail cbmr@abms.com.br.

 

Currículo do palestrante

O professor Sousa possui mais de 45 anos de experiência em engenharia. Tem extensa experiência internacional (16 países) em uma série de projetos, incluindo barragens, fundações, túneis e outras estruturas subterrâneas.

Suas áreas técnicas de conhecimento incluem barragens de concreto; fundações rochosas de barragens e outras estruturas; escavação de túneis para metrôs, estradas, ferrovias e projetos hidráulicos; armazenamento subterrâneo; mineração; engenharia de petróleo; mecânica de rochas; testes; e modelagem numérica.

Foi Professor Catedrático da Universidade do Porto em Portugal, realizando pesquisas sobre gestão de risco para sistemas geotécnicos. É multilingue: fala inglês, espanhol, francês e português; e é autor ou co-autor de mais de 20 livros e centenas de artigos, apresentações e relatórios de periódicos.

Foi muito ativo em várias sociedades profissionais de 2003 a 2007, e presidiu o congresso do ISRM 2007, em Lisboa, Portugal. Foi Presidente da SKEC Engineering Consulting. Ele foi premiado pelo Chinese Foreign Experts Bureau como um renomado especialista estrangeiro em 2010, 2011, 2013 e 2014. É consultor do Laboratório de Engenharia Subterrânea Profunda, em Pequim, e professor da Universidade de Mineração e Tecnologia da China e pesquisador da SKL-GDUE. Agora ele também é professor na Universidade de Tongji, Xangai e membro do Conselho da IULEE.

Print Friendly, PDF & Email